Uma das formas mais populares de os investidores virem aos Estados Unidos é o visto E-2. Se for bem-sucedido, na maioria dos casos, o investidor e seus familiares recebem um visto de cinco anos que lhes permite dirigir e desenvolver os negócios em que investiram e morar nos Estados Unidos. O cônjuge do investidor principal pode solicitar um documento de autorização de trabalho que o habilite a trabalhar em qualquer lugar dos Estados Unidos durante o tempo em que tiver o visto. As crianças podem frequentar as escolas e se qualificar para taxas de ensino com desconto em muitas faculdades nos Estados Unidos, economizando para seus pais milhares de dólares em taxas de ensino que, de outra forma, seriam cobradas em taxas mais altas para estudantes estrangeiros. Ao expirar o prazo de cinco anos, os vistos E-2 podem ser renovados por tempo indeterminado em incrementos de cinco anos.A única deficiência séria do visto E-2 é que os requerentes não são elegíveis para ajustar seu status para obter green cards, ou seja, o status de residente permanente.
Requisitos para obter um visto E-2
(1) Existe um tratado bilateral de investimento obrigatório com os EUA.
(2) O indivíduo e / ou empresa possui a nacionalidade do país do tratado.
(3) O requerente investiu ou está ativamente em processo de investimento.
(4) A empresa é uma empresa comercial real e operacional.
(5) O investimento do requerente é substancial.
(6) O investimento é mais do que marginal apenas para ganhar a vida.
(7) O requerente está em posição de “desenvolver e dirigir” a empresa.
(9) O requerente pretende deixar os Estados Unidos quando o status E-2 terminar.
Exatamente que investimento é necessário?
· O investimento deve ser substancial. Deve ser suficiente para garantir o bom funcionamento da empresa. A porcentagem de investimento para uma empresa de baixo custo deve ser maior do que a porcentagem de investimento em uma empresa de alto custo.
· O investimento deve ser uma empresa operacional real. O investimento especulativo ou ocioso não se qualifica. Os fundos não comprometidos em uma conta bancária ou título semelhante não são considerados um investimento.
· O investimento não pode ser marginal. Deve gerar significativamente mais receita do que apenas fornecer um sustento para o investidor e sua família, ou deve ter um impacto econômico significativo nos Estados Unidos
· O investidor deve ter o controle dos fundos, e o investimento deve estar em risco no sentido comercial. Os empréstimos garantidos com os ativos da empresa de investimento não são permitidos.
· O investidor deve vir aos Estados Unidos para desenvolver e dirigir o empreendimento.
O visto E-2 exige que os investidores se comprometam seriamente com a América. Getty
Compromisso Sério
Apenas se qualificar para o visto envolve um sério compromisso do investidor e de sua família com os Estados Unidos, tanto financeira quanto pessoalmente. Além disso, para se qualificar para um visto E-2, o investidor precisa mostrar que ele ou ela trouxe uma quantia substancial de dinheiro para o país, ou seja, milhões, ou trouxe uma inovação para os EUA – pense que Sergey Brin trouxe o Google para a América, ou ele empregará alguns trabalhadores americanos como resultado do investimento. Em algum momento, esse investidor e sua família não deveriam ter a chance de ajustar seu status para residência permanente?
Um possível avanço do visto E-2 para o Green Card
Uma abordagem possível seria autorizar os investidores E-2 a ajustar seu status para residência permanente se 1) eles viveram no status E-2 nos Estados Unidos por cinco anos e, 2) foram aprovados para um mandato renovado de cinco anos como Investidores E-2 sob os requisitos de renovação para vistos de investidor E-2. Isso significaria que o Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio de consulados dos Estados Unidos no exterior, essencialmente se satisfez com a boa-fé de tal investidor por meio desse processo de duas etapas, antes que ele pudesse entrar com um pedido de ajuste interno de status.
O que está sendo dito aqui é que apenas o investidor e sua família devem ser capazes de ajustar seu status aos green cards. Não se aplica a gerentes, executivos ou indivíduos com conhecimento especializado que também podem obter vistos E-2. Isso seria porque o objetivo seria recompensar os investidores por seu compromisso com a América, não para abrir outros caminhos para que os outros procurem ficar nos EUA. Abrir a perspectiva para outros titulares de visto pode ser considerado em uma data posterior, uma vez que o rota do investidor é estabelecida.
Uma das grandes vantagens dessa proposta é que os candidatos e seus familiares estariam se integrando à vida americana enquanto aguardam sua vez de se ajustar. O próprio processo garantiria que aqueles que podem se tornar residentes permanentes tenham legalmente ganhado sua entrada no país.
Andy J. Semotiuk
Sou advogado de imigração dos Estados Unidos e Canadá e ajudei mais de 10.000 clientes com vários problemas jurídicos. Eu sou um membro dos bares de Nova York e Califórnia nos Estados Unidos