O que o sotaque diz sobre você?
Já reparou como o sotaque diz muito sobre a gente? Pode reparar, quando estamos numa cidade diferente da nossa ou num país que não é o nosso é comum perceberem nosso sotaque.
E isso já se torna uma oportunidade para iniciarmos uma boa conversa com alguém. Já iniciei muitas conversas assim…
O sotaque é como o cartão postal da nossa cidade, pois representa a nossa origem e história, tanto pessoal como coletiva. Algumas palavras são suficientes para entendermos que uma pessoa não é dali.
É como o nosso documento de identidade ou para quem quer viajar pode ser um visto de estudante para estudar nos Estados Unidos. Estamos lá no país que sonhamos viver e temos um documento que define a nossa origem e outro que nos mostra onde podemos chegar.
O Brasil é riquíssimo em sotaques e jeitos de falar, se você mora em São Paulo fala de um jeito, se é do interior de São Paulo costuma puxar mais a letra “r” se mora mais na região Sul é uma fala mais cantada, e por ai vai de cidade em cidade um jeitinho específico de falar.
Sotaque não define caráter
Quando definimos um sotaque como bom ou ruim, criamos uma barreira imensa para aceitar aquele que é diferente de nós. Não é porque mora aqui ou ali que vai ser melhor ou pior do que ninguém, não é mesmo?
O que importa é ao sair do Brasil em busca de uma oportunidade lá fora, seja com sotaque Y ou Z, colocar um belo sorriso no rosto que já é característico de nós brasileiros para encarar os desafios e realizar seu grande sonho de morar nos Estados Unidos. Nada valerá mais do que isso.