Posso viajar para os Estados Unidos agora?
Existem algumas possibilidades para quem realmente precisa viajar para os EUA agora.
A entrada de estudantes, acadêmicos e jornalistas brasileiros com visto americano válido foi flexibilizada em abril deste ano. Tendo em vista esse movimento de reabertura dos Estados Unidos para brasileiros, o Itamaraty recomenda consultar portais eletrônicos da embaixada e dos consulados dos EUA no Brasil para obter informações adicionais e atualizadas, verificar prazos e agendar atendimentos.
Para outras motivações de viagem, você deve estar entre as exceções determinadas pelos Estados Unidos e disposto a passar por um isolamento de duas semanas; ou ficar pelo menos 14 dias em algum país que não está na lista de países com restrição de entrada nos EUA. Também deverá apresentar um teste PCR negativo para coronavírus, um formulário preenchido antes da viagem e fazer quarentena ao chegar no país – veja mais informações tópico “Quais são os requisitos de entrada nos Estados Unidos“.
Além de não ser recomendado viajar durante a pandemia, qualquer uma das possibilidades de entrada de brasileiros nos EUA hoje exige pelo menos 14 dias de quarentena no exterior. E, claro, as regras podem mudar sem aviso prévio, o que pode aumentar o risco e os gastos com a viagem.
Se você ainda não tem o visto americano, saiba que, devido à pandemia do COVID-19, os Estados Unidos suspenderam por tempo indeterminado os serviços de emissão de vistos em Embaixadas e Consulados norte-americanos. De qualquer forma, o visto B12, concedido para turistas, não faz parte das exceções de entrada dos EUA atualmente.
Quais são os requisitos de entrada nos Estados Unidos?
Estar na lista de países autorizados a entrar nos EUA é uma das exigências – passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em países não-autorizados, como o Brasil, não podem entrar. Além disso, o visto americano, um dos mais importantes requisitos para a entrada nos Estados Unidos, não está mais sendo concedido em função da pandemia.
Desde 26 de janeiro de 2021, para entrar nos EUA é obrigatório apresentar um teste PCR negativo para coronavírus, feito no máximo 72h antes de embarcar. Também é necessário preencher um formulário antes da viagem. É recomendável conferir as regras de entrada e de quarentena nos Estados Unidos exigidas por cada estado/território americano.
fonte: Sky Scanner