Quem pode entrar nos Estados Unidos?
No momento, a entrada nos EUA está autorizada a:
- cidadãos americanos e residentes permanentes dos EUA;
- cônjuges de cidadãos e de residentes permanentes dos EUA;
- pais / responsáveis legais de um solteiro menor de 21 anos americano ou com residência permanente nos EUA;
- solteiro e menor de 21 anos que seja irmão ou irmã de um cidadão americano ou com residência permanente dos EUA, também solteiro e menor de 21 anos;
- criança / filho adotivo / dependente de um cidadão americano ou residente permanente dos EUA;
- passageiros com os seguintes tipos de visto americano: A-1, A-2, C-1, C-1, C-2, C-3, CR-1, CR-2, D, E-1 (como funcionário da TECRO ou TECO ou membros da família imediata do funcionário), G-1, G-2, G-3, G-4, IR-1, IR-4, IH-4, IV, K-1, K-2, K-3, K-4, NATO-1 a NATO-4 ou NATO- 6;
- passageiros com visto C-1/D viajando para ingressar em um navio ou voo nos EUA;
- passageiros com visto de tripulação H ou L;
- passageiros com visto DV emitido entre 1 de outubro de 2019 e 30 de setembro de 2020;
- membros das Forças Armadas dos EUA, cônjuges e filhos de membros das Forças Armadas dos EUA;
- passageiros que comprovem viajar a convite do governo dos EUA para uma finalidade relacionada à contenção do Coronavírus (COVID-19);
- passageiros com documentos emitidos pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA ou Departamento de Estado dos EUA, indicando que o passageiro está isento da restrição;
- membros da tripulação B1 envolvidos em atividades de isqueiro, plataforma continental externa (OCS), atividade de parques eólicos, equipe aérea / marítima privada e outros tripulantes ativos semelhantes;
- estudantes com visto F-1 ou M-1 e seus dependentes F-2 e M-2.
Atenção: mesmo quem pode viajar para os EUA está sujeito às restrições definidas por cada estado/território americano. Encontre informações específicas de acordo com o seu destino final nesse site oficial com as restrições específicas de cada estado americano.
O que está aberto nos Estados Unidos?
Os EUA estão em estado de alerta com a nova variante Delta. O país, que já estava diminuindo drasticamente as medidas de proteção contra a Covid-19, teve que dar um passo atrás na reabertura.
O uso de máscaras em lugares fechados passou a ser exigido em algumas cidades, como Los Angeles, São Francisco e Washington, e até mesmo um comprovante de vacinação para a entrada em ambientes fechados passou a ser mandatório em cidades como Nova York. Essa medida prevê estimular também a vacinação, que apresentou queda nas últimas semanas.
Turismo da vacina nos Estados Unidos
Alguns países e cidades ao redor do mundo estão investindo no turismo da vacina, ou seja, além de permitirem ao viajante a experiência de conhecer o destino turístico, disponibilizam gratuitamente a imunização. A vacinação de turistas em Nova York é uma das ideias lançadas pelo prefeito da cidade, Bill de Blasio, que pretende instalar vans em pontos turísticos da cidade, como a Times Square, e disponibilizar vacinas aos viajantes. O projeto já foi aprovado pelo Estado de Nova York, mas ainda não há data para a sua implementação. Cidades como Orlando e Miami também avaliam a ideia.
Quando poderemos viajar para os EUA de novo?
Apesar dos Estados Unidos terem liberado a entrada de estudantes, acadêmicos e jornalistas brasileiros com visto, ainda não há como prever a total reabertura de fronteiras dos Estados Unidos para passageiros que viajam a partir do Brasil, especialmente a turismo.
O aumento de casos da variante Delta no país e a queda no número de imunização dos cidadãos pegou o governo americano de surpresa, fazendo com que os planos de controle da doença fossem reavaliados. Portanto, fica suspensa a revisão das restrições globais de viagem.
Enquanto isso, a não ser que você precise viajar e tenha um dos vistos com entrada permitida ou cumpra algum dos requisitos na lista de exceções, o jeito é aproveitar o momento para aprofundar seu conhecimento sobre o que fazer nos Estados Unidos e ir pensando no seu roteiro de viagem pós-pandemia.
E caso você seja um dos passageiros isentos das restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos, lembre-se de tomar todos os cuidados para viajar com segurança em tempos de coronavírus.
fonte: Sky Scanner